12.5 C
Brasília
sexta-feira, 12 agosto, 2022
InícioDistrito FederalAção integrada leva serviços médicos e jurídicos a vulneráveis

Ação integrada leva serviços médicos e jurídicos a vulneráveis

Uma operação conjunta, coordenada pela Casa Civil e pelas secretarias de Governo e de Segurança Pública, intensificará o atendimento a pessoas em situação de rua, prioritariamente, no Setor Comercial Sul. De quarta-feira (13) até sexta-feira (15), as ações serão realizadas de forma integrada entre as forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran) – e demais órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

O objetivo é orientar e prestar serviços voltados à população vulnerável que circula na região, a fim de promover dignidade e cidadania, disponibilizando serviços necessários para melhorar a qualidade de vida, além de garantir a ordem pública e a prevenção à criminalidade.

As tendas com os serviços funcionarão das 9h às 14h, na estrutura montada ao lado do BRB, na Quadra 5 do Setor Comercial Sul | Fotos: SSP/DF

O projeto envolve as secretarias da Mulher (SMDF), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça e Cidadania (Sejus) e o DF Legal, o BRB, a Defesa Civil (DCDF), a Defensoria Pública (DPDF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e a Administração Regional do Plano Piloto.

Serão oferecidos serviços como emissão gratuita de RG, orientações quanto à expectativa de trabalho, exames de DNA, regularização de cadastro para acesso aos programas assistenciais do governo. As tendas com os serviços funcionarão das 9h às 14h, na estrutura montada ao lado do BRB, na Quadra 5 do Setor Comercial Sul. A estrutura provisória é para atender, preferencialmente, a população vulnerável do local.

Serviços ofertados

Para apoiar a ação, servidores da Sedes realizarão serviço de abordagem social para acolher o público-alvo, informando sobre os serviços ofertados. O Comando Móvel (CMóvel) da PMDF também estará no local do evento, como base de apoio para as equipes que estarão atuando.

“Estaremos com toda a estrutura de serviços da segurança pública disponível para atender a quem mais precisa. Além disso, reforçaremos o policiamento comunitário, com policiais voltados para ouvir e cuidar das principais demandas das pessoas que convivem e transitam por essa região de extrema relevância histórica e cultural para a capital do país”, destaca o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Polícia Civil e Corpo de Bombeiros são dois dos órgãos que prestarão serviços de quarta a sexta-feira no local

O serviço itinerante Identidade Solidária, da PCDF, fará 40 atendimentos por dia para emissão de documentos. A Unidade Móvel da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) estará disponível para registros de ocorrências relacionadas a crimes contra mulheres e para esclarecimentos acerca da Lei Maria da Penha. O público poderá, ainda, assistir palestras com orientação de primeiros socorros, manobras de desengasgo e operação contra a dengue do CBMDF.

A ação também contará com a participação da Defensoria Pública do DF para atendimento psicossocial e jurídico em geral, consulta processual, regulamentação de documentos – emissão gratuita de 2ª via de RG e 2ª via de certidão de nascimento – na sexta-feira (13).

A Sedes, por meio das equipes especializadas, se responsabilizará pelas abordagens sociais e demais serviços referentes à política socioassistencial, visando a inclusão em programas daqueles que tiverem perfil e se encaixarem nos pré-requisitos estabelecidos. “Essa união de esforços mostra como a unidade do GDF é importante para o atendimento ainda mais efetivo desse público em situação de vulnerabilidade”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Vítimas de violência serão orientadas pela Sejus sobre como buscar os mecanismos de ajuda disponíveis. Outras ações importantes serão disponibilizadas pela Setrab, como a intermediação de mão de obra pelas agências do trabalhador. O público será orientado quanto à carteira de trabalho e ao seguro desemprego. A pasta também fará o cadastramento de lavadores de veículos e orientará para matrículas em cursos do governo.

Com a finalidade de reestruturar o espaço físico, a Novacap e o SLU retiraram oito caminhões de entulho somente nesta terça-feira (12), além de promoverem ações de lavagem, capina, varrição, pinturas de meio-fio, podas de árvore, entre outras benfeitorias.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

The post Ação integrada leva serviços médicos e jurídicos a vulneráveis appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments