12.5 C
Brasília
sexta-feira, 12 agosto, 2022
InícioDistrito FederalBlitz na BR-020 alerta motoristas sobre incêndios florestais

Blitz na BR-020 alerta motoristas sobre incêndios florestais

A Blitz Educativa de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais abordou 590 veículos, nesta sexta-feira (8), na BR-020, em Planaltina, na altura da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esecae). Realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Fogo (PPCIF), a ação busca interagir com motoristas que trafegam por áreas próximas a unidades de conservação, com o intuito de informar sobre as principais razões de foco de incêndio e como evitá-las.

“Nesse ponto da estrada, em Planaltina, estamos abordando muitos veículos com condutores que estão indo para a Chapada dos Veadeiros e pedem o material para distribuir lá. Então é uma ação local, mas que atinge muitas outras regiões e até fora do DF”
Carolina Schubart, coordenadora técnica do PPCIF na Secretaria de Meio Ambiente

A coordenadora técnica do Ppcif na Sema, Carolina Schubart, reforça que a blitz educativa é muito importante para a região de Planaltina. “A gente está priorizando uma das principais unidades de conservação do DF. Entre as informações passadas aos condutores, estão os principais contatos para a população usar em caso de avistar um incêndio ou em caso de denúncia, de incêndios criminosos. Então, a blitz é uma junção de vários órgãos em prol da prevenção”, afirma.

O administrador da unidade de conservação, Gesisleu Duarte Jacinto, lembra que a Esecae corre grande risco de ser atingida pelo fogo em razão da proximidade com a rodovia. “Então a blitz, que acontece já há alguns anos, dá bastante resultado ao proporcionar que motoristas se informem a respeito do trabalho de preservação e conservação das nossas unidades de conservação”, destaca

“As pessoas vão assimilando informações sobre a época crítica para incêndios florestais e passam a mudar hábitos, evitando jogar o seu lixo pela janela dos veículos, por exemplo, impedindo o acúmulo de resíduos em torno da unidade”, complementa ele.

No material distribuído aos motoristas, estão os principais contatos para a população usar caso aviste um incêndio ou precise fazer uma denúncia de incêndio criminoso | Foto: Divulgação/Sema

Carolina Schubart ressalta a abrangência da ação na BR-020. “Nesse ponto da estrada, em Planaltina, estamos abordando muitos veículos com condutores que estão indo para a Chapada dos Veadeiros e pedem o material para distribuir lá. Então é uma ação local, mas que atinge muitas outras regiões e até fora do DF”, diz.

Participaram da blitz, representantes do Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Jardim Botânico de Brasília, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Polícia Rodoviária Federal, o VI Comando Aéreo Regional e Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB/Marinha.

Ao avistar um foco de incêndio ligue:

193 – Corpo de Bombeiros e (61) 99224-7202 – para incêndios nos parques ecológicos e unidades de conservação.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente

Fonte: Agência Brasília

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments