19.5 C
Brasília
terça-feira, 17 maio, 2022
InícioDistrito FederalNovas calçadas ampliam a mobilidade e o conforto em Águas Claras

Novas calçadas ampliam a mobilidade e o conforto em Águas Claras

A construção de calçadas em Águas Claras não para. Já são 37 trechos de passeios concluídos desde o início do ano em um serviço constante executado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Uma obra que traz mais mobilidade e conforto para toda a população.

A construção ou a reforma de calçadas é um serviço constante executado pela Novacap em Águas Claras | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Nesta gestão, foram construídos, reformados ou readequados cerca de 20 km lineares de calçadas na cidade. O investimento da administração totaliza R$ 1,52 milhão, recursos originários de emendas parlamentares.

Calçadas bem-feitas facilitam o deslocamento e a prática de atividade física com mais segurança

O montante está sendo aplicado também na colocação de meios-fios e no plantio de grama pelos trajetos. Com sinalização adequada e rampas, as rotas acessíveis fazem parte da infraestrutura para atender às pessoas com dificuldade de locomoção ou com problemas visuais.

Já foram concluídas as construções dos pavimentos nas avenidas Parque Águas Claras e Sibipiruna, nas ruas Babaçu, 3 Norte, 4 Sul e 18 Sul, nas quadras 101 e 203 e nos boulevards Sul e Norte. Também foram executadas novas pavimentações nas duas entradas da cidade pela DF-079, em ambos os lados. No momento, os operários trabalham no calçamento da Praça Coruja, da Rua das Figueiras e da Rua 13 Sul, passando pela Avenida Vereda da Cruz até o fórum da cidade.

Constante crescimento

Segundo a Gerência de Obras de Águas Claras, as obras seguem em ritmo adequado. “Águas Claras é uma região administrativa em constante crescimento, e investir em calçadas significa proporcionar segurança e acessibilidade a todos”, destaca o administrador local, André Queiroz.

O chefe de gabinete da administração, Eugênio Rezende, lembrou que a construção de calçadas é uma demanda recorrente dos moradores, que constantemente circulam a pé pelo comércio e pelas avenidas.

Segurança

Caminhando a passos largos para não perder o ritmo do exercício, Leiliane Rodrigues Medeiros, 47 anos, era a tradução do contentamento com as novas calçadas que vê pela cidade. A administradora de empresas mora na Quadra 101 e pratica atividades físicas diariamente. Do ciclismo às caminhadas, ela não perde a oportunidade de movimentar os músculos e relaxar a mente.

“Quanto mais calçadas na cidade, melhor. Elas dão segurança para a população. Apesar de Águas Claras ser uma cidade jovem, ela abriga muita gente de meia idade e idosos. Então, as calçadas oferecem a oportunidade de as pessoas praticarem uma atividade física, porque fica mais seguro para caminhar ou pedalar. Além disso, elas ajudam a valorizar mais a cidade”, afirma Leiliane.

Denilson Queiroz trabalha em Águas Claras e percebeu o quanto a mobilidade para pedestres foi ampliada na região

Denilson Queiroz, 37 anos, conhece a dificuldade de ter que transitar por áreas sem calçamento adequado. O promotor de vendas reside em Águas Lindas de Goiás, cidade localizada a aproximadamente 45 km do Plano Piloto, e trabalha em Águas Claras.

Acostumado a andar pelo comércio da cidade, Denilson enfatizou que a infraestrutura da região administrativa vem melhorando a cada dia. “Agora está ‘show de bola’. Com a construção de calçadas, fica melhor para todo mundo. Quando comecei a trabalhar aqui, eu tinha que andar por um trecho de terra batida, com mato. Quem dera Águas Lindas também tivesse calçadas assim”, diz.

Novas calçadas ampliam a mobilidade e o conforto em Águas Claras

Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Fonte: Agência Brasília

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments