18.5 C
Brasília
terça-feira, 17 maio, 2022
InícioDistrito FederalRota do Artesanato reúne 100 expositores no Anexo do Buriti

Rota do Artesanato reúne 100 expositores no Anexo do Buriti

“O projeto visa contemplar os artesãos que ficaram parados e prejudicados com a pandemia. A ideia é dar um espaço para que eles exponham e vendam suas peças, para levantar um capital”
Roze Mendes, coordenadora do Programa de Artesanato da Secretaria de Turismo

O programa Rota do Artesanato está de volta. Depois de dois anos sem ocorrer por causa da pandemia, o evento terá sua nova edição nesta quinta (5) e na  sexta-feira (6), no Anexo do Palácio do Buriti, com a participação de 100 artistas.

“O projeto visa contemplar os artesãos que ficaram parados e prejudicados com a pandemia. A ideia é dar um espaço para que eles exponham e vendam suas peças, para levantar um capital. Escolhemos uma data de início do mês, próximo ao pagamento, para facilitar ainda mais a venda das peças”, observa a mestre artesã e coordenadora do Programa de Artesanato da Secretaria de Turismo (Setur), Roze Mendes.

Por meio de edital público, foram selecionados 50 artesãos e 50 manualistas que poderão expor e vender suas peças. Os produtos a serem comercializados vão conter atributos culturais e naturais referentes a Brasília.

Arte: Setur-DF

Kátia Gonçalves foi uma das contempladas. Há 40 anos trabalhando com artesanato, nesta edição da Rota, ela trará peças de tapeçaria, ponto cruz e fuxico, tendo como foco  presentes para o Dia das Mães, comemorado no domingo (8).

“Ficamos dois anos sem a Rota e estamos voltando com força total. O projeto abre muita frente de trabalho para a gente porque, além das vendas no local, a gente recebe muitas encomendas”, comemora. Entre as peças dela estão almofadas, tapetes, quadros decorativos e flores, com preços que variam entre R$ 10 e R$ 80.

Pela primeira vez na exposição, a artesã Maria Beatriz de Oliveira também está animada com o projeto. “Estou grata por poder expor meu trabalho em um espaço como o Palácio do Buriti. Vou levar itens de mesa posta, corações, sachês e chaveiros”, conta ela, que há 30 anos faz peças de artesanato, como caixas, bandejas e aplicações.

Nesta edição, os trabalhos estarão expostos no Anexo do Palácio Buriti das 9h às 17h. De acordo com a Setur, mais 700 trabalhadores serão beneficiados com o lançamento da Rota do Artesanato até o fim do programa, ganhando espaço para a comercialização dos seus produtos. A data e local o para a próxima edição serão definidos posteriormente.

Para participar das próximas seleções, o profissional precisa estar com a Carteira Nacional do Artesão válida. Serão admitidas inscrições de manualistas que estivem pré-cadastrados no site da Setur, por meio do formulário contido na aba “Cadastramento de Manualistas”.

Serviço
– Data: quinta e sesta (5 e 6)
– Horário: das 9h às 17h
– Local: Anexo do Palácio do Buriti

Fonte: Agência Brasília

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments